VACINAS

Hepatite A infantil

A Hepatite A é uma inflamação do fígado causada por um vírus, geralmente tem um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea em mais de 90% dos casos.

Sintomas da Hepatite A

A manifestação da hepatite A pode se apresentar como um quadro gripal ou mal-estar, febre, náusea, vômitos, urina escura e olhos amarelados. Costuma apresentar-se de forma mais grave em adultos que em crianças. Clinicamente, não é possível distinguir a hepatite A das outras formas de hepatite. Esse diagnóstico é feito somente por exames sorológicos. A hepatite A não causa doença crônica do fígado ou dano hepático importante. Porém, até 1% dos casos pode evoluir para hepatite fulminante, quadro muito grave e de alta mortalidade.

O vírus é eliminado nas fezes de indivíduos infectados. Assim, a transmissão da hepatite A, se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Vacina contra Hepatite A

A vacina contra hepatite A é feita a partir do vírus inativo (morto) e pode ser dada a partir de um ano de idade, sendo necessárias duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. É fortemente recomendada para pessoas que vivem ou viajam para áreas geográficas onde a hepatite A é uma doença frequente.

É uma vacina bastante segura, com poucos efeitos adversos, que podem ser dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção, além de febre baixa.

Cuidados antes, durante e após a vacinação contra a Hepatite A:

  • Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação.
  • Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora.
  • Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.
  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.
  • Qualquer sintoma grave e/ou inesperado após a vacinação deve ser notificado ao serviço que a realizou.
  • Sintomas de eventos adversos persistentes, que se prolongam por mais de 72 horas (dependendo do sintoma), devem ser investigados para verificação de outras causas.

Efeitos e eventos adversos da vacina contra Hepatite A

  • Em 10% dos vacinados ocorrem: irritabilidade, dor de cabeça, cansaço, dor e vermelhidão no local da aplicação.
  • Entre 1% e 10% dos vacinados apresentam perda de apetite, sonolência, diarreia, náusea, vômito, inchaço, mal-estar, febre baixa, endurecimento no local da aplicação.
  • Entre 0,1% e 1% dos vacinados relatam sintomas respiratórios, rinite, vertigem, erupções na pele, dor muscular, rigidez muscular.
    Em 0,01% a 0,1% houve diminuição da sensibilidade, dormências, coceira, calafrios.
Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp